5 maneiras de preparar sua casa para chegada do seu cão
- thaisisantosvet
- 13 de jul. de 2024
- 3 min de leitura

1.Entenda se o espaço físico que você tem é compatível com o porte do cão que você deseja receber
É bem comum no dia a dia da clínica ouvir relatos de pessoas que adquiriram um PET maior do que o espaço físico que o lar comporta e isso é super frustrante.
Caso você tenha um sonho de ter um Golden ou um Labrador, por exemplo, e mora em uma casa pequena ou em um apartamento algumas coisas você precisa entender.
Animais de grande porte precisam de espaços maiores para gastar toda a energia que possuem principalmente na fase de filhote até o momento da castração e/ou no caso de animais não castrados até a fase adulta.
Então, é importante você colocar em seu planejamento meia hora pela manhã e pela tarde para sair com ele para caminhar ou pensar em matricular seu cão ao menos três vezes na semana em algum espaço para cães.
Esse tipo de iniciativa vai evitar que maus comportamentos sejam desenvolvidos em função de um acúmulo de energia mal direcionada.
2. Prepare o local para a rotina de alimentação
É importante que o local de alimentação de seu cão seja distante do local que você determinar para ele fazer xixi e cocô.
Muitas vezes o animal não come no local porque identifica o mesmo como local de fazer suas necessidades e vice-versa.
O ideal é que o local de alimentação seja o mais próximo possível do seu local de alimentação.
A cozinha é um excelente local pois os aromas dos alimentos estão marcados no ambiente, isso faz com que o animal diminua a necessidade de pedir a sua comida principalmente se você evitar fazer disso um hábito.
3.Prepare o local onde deseja que seu cão faça suas necessidades
É importante ter em casa um local determinado para que o cão faça as suas necessidades, isso evita que ele fique segurando o xixi ou o cocô quando ele sentir vontade de fazer.
Habituar seu cão a fazer as necessidades na rua é uma boa opção porém é perigoso pra saúde dele se essa for a única forma de ele fazer uma vez que sua rotina não será sempre a mesma em relação aos horários de passeio.
4. Prepare o local adequado para seu cão dormir
Apesar de ser uma delícia, sua cama não é o melhor lugar para seu cão dormir.
O fato de ele dormir na sua cama faz com que você dê mais banhos nele do que ele e a pele dele necessitam, a função dele de proteção fica bem comprometida se ele estiver em sua cama e quando se fala em hierarquia a sua cama é onde dorme o líder da casa e se ele estiver junto esse papel pode se confundir e problemas de comportamento podem aparecer.
5.Prepare seu lar para evitar que ele se machuque e/ou estrague algum objeto de valor para você
Quando seu cão chegar em sua casa ele vai ter muito o que fazer!
Cães são territorialistas e eles vão querer deixar seu cheiro nos locais de maior circulação de pessoas para que fique claro que o ambiente agora é dele também.
Quando seu cão chegar espalhe tapetes higiênicos pela casa até ele identificar que o tapete higiênico é o local do xixi.
Tira do alcance dele tudo o que você quer evitar que ele estrague mordendo principalmente se o novo ou nova integrante da família for um filhote.
Tenha brinquedos em casa para que ele prefira brincar com os brinquedos a brincar com seus pertences.
Com esses 5 passos bem respeitados e planejados a chegada do seu cão em seu lar fica mais estruturada e as chances da harmonia prevalecer é bem maior.
Planeje, curta o caminho e desfrute a chegada do seu parceiro, protetor e amigo cão!
Do meu coração para o seu coração.
Thaisi Santos



Comentários