top of page
Buscar

Antes do seu PET chegar

  • thaisisantosvet
  • 15 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

A decisão de trazer para sua casa um animal de estimação é um divisor de águas que muda sua vida por completo, sendo assim é necessário que esteja muito consciente para garantir dias, meses e anos de alegria para ambos.

Entender o motivo pelo qual o desejo de ter um PET surgiu é primordial porque muitas vezes o que leva você a ter essa vontade é uma situação passageira e quando a situação muda muitas vezes você pode perceber que não há espaço para esse ser em seu lar e em sua rotina o que acaba fazendo com que os abandonos aconteçam.

Por exemplo, as vezes a vontade vem por conta do fim de um relacionamento, pela saída dos filhos de casa, pelo desejo de ter um filho que ainda não veio, na pandemia muitas pessoas acabaram pegando animais de estimação para companhia nos dias de isolamento e todas essas situações são passageiras.

O que você vai fazer com esse animal de estimação quando você começar um novo relacionamento, quando você se adaptar a saída dos filhos de casa e começar a se ocupar com novas coisas e pessoas, quando você engravidar e seu lar passar a ter um bebê, ou quando a pandemia terminar?

O melhor motivo para querer ter um PET é querer dividir a vida com esse ser e entender que ele tem muito para dar e que você também pode ser muito importante na vida dele.

Quando esse ser chega ele passa a ser um membro da família por isso o conceito de família multiespécie porque passamos a ser uma família que tem mais de uma espécie como membro.

E como membro da família nosso PET passa a participar da dinâmica das leis sistêmicas ou ordens do amor que exercem papel fundamental no equilíbrio e manutenção do sistema familiar.

Essas ordens do amor são compostas por três leis: hierarquia, pertencimento e equilíbrio de troca.

De maneira prática o que precisamos entender dessas três leis é que:

Hierarquia: os animais vieram antes por isso, jamais serão menores do que nós

Pertencimento: eles pertencem a um sistema de origem da sua espécie, ou seja, um cão tem um pai e uma mãe da sua espécie que não é humana.

Equilíbrio de troca: para a relação ser saudável precisa existir equilíbrio entre dar e receber.

Quando esse entendimento se instala em nossa consciência abrimos o coração para receber esse ser que ocupa um espaço muito especial que em troca do abrigo e do alimento nos garante uma proteção que vai além da proteção física, os PETS melhoram nossa saúde de forma geral e nos conectam com um lado lindo da existência.

Abra seu coração e VIVA com eles.


Do meu coração para o seu coração.

Thaisi Santos

 
 
 

1 comentário


Thércia Lima Pires
Thércia Lima Pires
17 de mai. de 2024

Com certeza a Chica faz parte da minha família!🫶🏻

Curtir
bottom of page