Sua gestação e seu gato!
- thaisisantosvet
- 24 de mai. de 2024
- 3 min de leitura

É só falar em gestação que a preocupação em ter um gatinho em casa começa, né?
A toxoplasmose é uma zoonose que preocupa as mamães e os obstetras e a ideia aqui é trazer clareza sobre esse tema e acalmar seu coração para curtir esse momento tão sublime e deixar seu felino fazer parte disso.
A toxoplasmose não é contagiosa. Na grande maioria dos casos, a doença é adquirida por via oral, isto é, pela ingestão de carnes cruas ou mal passadas de hospedeiros intermediários que contêm cistos do parasita, ou pelo consumo de água, frutas e verduras cruas que abriguem oocistos do Toxoplasma gondii. O contágio pode ocorrer também pela manipulação de alimentos ou utensílios de cozinhas por ele contaminados.
E o que os gatos têm a ver com isso?
Os gatos uma vez contaminados tornam-se hospedeiros definitivos desse parasita e passam a liberar cistos em suas fezes. Uma vez as fezes do gato estando contaminada ela passa a contaminar o solo e a água com esses cistos que são ingeridos por outros animais que passam a ser hospedeiros intermediários tendo os cisto presente em sua carne e a ingestão dessa carne crua e/ou mal passada pode fazer a contaminação.
Além disso, a contaminação também pode acontecer bebendo água e consumindo verduras e frutas que estejam contaminadas e não sejam bem higienizadas antes do consumo.
Sendo assim, para você que possui um gato em casa algumas coisas são bem importantes.
castrar seu gato e gata para evitar os passeios noturnos onde a possibilidade de contato com esses cistos é maior
evitar dar ao seu gato e gata carne crua ou mal passada como petisco
sempre após limpar a caixa de areia de seu gato e gata lavar bem as mãos
caso seu gato e gata tenham o hábito de sair para passeios sem supervisão triplicar a atenção nos momentos de limpeza da caixa de areia
Além desses cuidados é ainda muito mais importante você ter muito cuidado com sua alimentação higienizando bem as frutas e verduras antes dos consumo, evitando comer esse tipo de alimento em locais onde você não saiba como a higiene foi feita e também evitar comer carne crua e/ou mal passada de todos os tipos.
Logo no primeiro trimestre da gestação seu obstetra vai pedir o exame de IGM e IGG para a toxoplasmose.
O IGG dando positivo significa que você já teve contato com o parasita e que a fase aguda aonde a transmissão pode afetar o desenvolvimento do feto já passou, o que deixa mais tranquila a situação.
O IGM dando positivo significa que você está na fase aguda da doença e que pode transmitir algo ao feto por isso, alguns cuidados precisam ser tomados.
Quando a IGM dá positiva o recomendado é que seu obstetra peça o exame de avidez para ver se a contaminação aconteceu antes ou depois do período em que você engravidou, avidez alta significa que a contaminação aconteceu a mais de 3 meses e por isso não gera risco.
A mensagem que fica clara é: o cuidado com a higiene de seus mãos e se seus alimentos é crucial pois a contaminação ocorre por via oral!! E isso é algo bem fácil de fazer uma vez que em todos os locais temos água e sabão ou álcool disponível.
Fico à disposição para suas dúvidas.
Do meu coração para o seu coração!!
Thaisi Santos



Comentários